Feliz em receber você aqui no meu espaço dentro de Sophia.
Antes de compartilhar a minha Sophia (sabedoria) com vocês eu vou contar um pouco das minhas experiências de vida que me trouxeram até o presente momento. Sempre fui um apaixonado pela vida, pelas pessoas e por todas as coisas do céu e da terra, tive uma infância tranquila, brinquei, estudei, ri, chorei, sorri, e como toda criança explorei tudo que podia, fui um garoto digamos tímido nos primeiros anos de vida, ainda filho único (minha irmã chegou 6 anos depois) eu brincava sozinho no quarto com meus brinquedos e criava histórias com personagens da época, eu nasci em 1984, aqui destaco um fato que logo na frente você irá entender porque escrevo sobre ele é que aos 6 anos eu aprendi com a minha avó por parte de pai a cantar um rezo da Sei-cho-no-ie em japonês o “Canto da grande harmonia” do mestre Masaharu Taniguchi:
Significado: “A harmoniosa Vida de Deus ilumina o Universo, e no mundo reina a paz”.
ancestralidade
Vivi uma adolescência agitada, onde comecei a trabalhar, sempre estudando, e assim segui até a fase adulta. Sempre tive apoio dos meus pais, sempre presentes, uma família de muito afeto, carinho e com laços estreitos, nossa família foi construída na base do amor e respeito, tendo a minha avó como centro, ela que com seu amor reunia todos à sua volta, me lembro de momentos que passávamos juntos, ela me contando suas histórias, de vida, desafios, conquistas, amores, desamores, e sempre me ensinando através da filosofia que ela tanto amava que era da Sei-cho-no-ie.
Minha vida social nesse momento era bem agitada, com muito trabalho, muita diversão, aniversários, viagens, compromissos sociais, festas, casamentos, bares, restaurantes, sempre tive muitos amigos por onde passei, sou do tipo que se relaciona com todos, como disse anteriormente sou um apaixonado por pessoas, adoro ouvir as histórias de cada uma delas, sou um bom ouvinte e acredito que a escuta ativa é uma arte a ser trabalhada e desenvolvida, principalmente nos momentos atuais com tanta informação e coisas acontecendo ao mesmo tempo, aqueles que se dedicam a parar para nos escutar, com atenção plena, ouvidos atentos e coração aberto devem ser colocados num cantinho especial em nossas vidas.
E a roda da vida...gira...
…na parte profissional sempre gostei muito de tecnologia, lembro do meu pai trazendo nosso primeiro computador em casa, monitor grande, tela preta com letras verdes, parecendo aquelas do filme “Matrix”, quem é da época vai lembrar, a geração nova precisa procurar na internet, o computador fazia poucas coisas, mas já se vislumbrava tudo poderíamos fazer com ele. Meu pai como desenhista projetista há muitos anos me incentivou a dar os primeiros passos na área e assim segui por muitos anos, ele pegou a época que se desenhava em pranchetas enormes, canetas, réguas, lembro dele desenhando em casa, aos finais de semana, achava lindo (eram desenho técnicos de engenharia) escrevo isso porque sempre que falava que era desenhista já logo pediam para eu mostrar meu portfólio de desenhos de personagens..não era isso…rsrs, eram plantas, curvas de nível, terrenos e imagens de satélite, eu amava. Logo a internet chega e os computadores dão um salto nas nossas vidas, conectados agora, em uma grande rede, abria-se um oceano de infinitas possibilidades.
Da vida analógica para a vida digital
Fascinado pela internet (ainda conexão discada na época) comecei a aprender a linguagem da WWW o HTML e comecei a desenvolver sites a noite (mas precisamente de madrugada), após o expediente nas empresas em que eu prestava serviço como desenhista, desenvolvi também trabalho de design, criava logotipos, e até me arrisquei um pouco com animação para internet (com o uso do Flash). Tudo relacionado à tecnologia sempre me fascinou, e as mudanças aconteceram tão rápido que foi difícil acompanhar tudo, e ainda é, eu sou de uma geração analógica que virou digital então temos nossos desafios ainda, ao contrário das gerações que vieram a partir dos anos 90 que são nativas digitais, ou seja, já nasceram em um mundo conectado.
Vi o surgimento dos celulares, da conexão de banda larga, salas de bate-papos, e programas de trocas de mensagens no estilo ICQ (eu sou da época do “Quer tc?”), dos notebooks, tocadores de música mp3, redes sociais…Continuando na roda da vida, um presente de Deus, chega, minha filha onde minha vida começa a mudar bastante, os compromissos sociais já não estão na lista de prioridades e eu começo a explorar um mundo novo que é ser pai de uma menina, muito linda por sinal, que veio com muita saúde, amor e um sorriso que acalenta meu coração até hoje.
Conexão...o despertar de uma nova consciência
Descobri nesse meio tempo um outro mundo, vocês percebem aqui que vivemos vários mundo dentro de um só? rsrs louco né, cada descoberta, cada experiência que vivemos abre um universo de possibilidades e coisas que antes nem imaginávamos existir, e sim a maioria delas existem e estão aí há milhares de anos, mas a gente só encontra no momento que tiver que encontrar, foi assim que eu descobri as medicinas da floresta, mais precisamente a Ayahuasca, da qual consagro há 9 anos, a convite de um grande amigo me permitir ter essa experiência única na minha vida, ela abriu um portal e minha consciência para partes da minha vida que eu não dava muito atenção. Então de forma consciente eu passei a buscar a espiritualidade (que eu sempre falava pra minha avó que tinha sido ela que plantou essa sementinha em mim :)) e o meu desenvolvimento humano.
Logo na sequência e quando escrevo assim, na verdade foi 1 dia depois que vivi aquela experiência, me inscrevi para uma vivência que eu nem sabia direito o que de fato era, mas fui guiado pelo coração e fui até o local, quando cheguei lá era um espaço lindo na vila madalena (perto de onde eu trabalhava no momento), São Paulo, onde iria iniciar um grupo da ELCA Terapia, conduzido pela Nadja Leitão (cofundadora da Plataforma Sophia) e na época o Eurípedes, que se tornou um grande amigo também, olha eu não entendi muito bem tudo…rsrs mas aquela energia e o ambiente me agradaram muito e como sempre na vida eu não sou do tipo que precisa de muitas explicações, eu vou muito na intuição, no sentir, se tá bom pra mim e eu me sinto bem eu me “jogo”, segui com com o grupo, participei de todas as vivências propostas e fui até o final do curso. Fiz amizades que estão até hoje comigo, os que passaram também tem um lugar especial no meu coração, estreitei meu laço de amizade com a Nadja que estava no início da sistematização da ELCA Terapia, e fui bebendo da fonte de tantos conhecimentos novos com o coração e mente abertos. Desde então passei a cuidar desse “cantinho” (espiritual) da “Roda da Vida” com muito amor e respeito a toda minha ancestralidade, acompanhei o início da fundação do Instituto Águia Branca Leão de David, do qual sou brincante (nome dado aos trabalhadores do IABLD), realizando de forma voluntária trabalhos espirituais gratuitos de cura para todos que ali chegam.
Os dois mais importantes dias da sua vida são os dias que você nasce e o dia que você descobre o porquê. (autor desconhecido)
Foi nesse momento através de um trabalho espiritual da Fraternidade Branca que somente os médiuns (na época ainda não éramos chamados de brincantes) da casa participavam, que começamos a canalizar “Sophia”, o que viria a ser tornar a Plataforma de Desenvolvimento Humano, a convite da Nadja e do nosso mentor espiritual Águia Branca recebi de coração aberto a missão espiritual de fazer parte da construção da Plataforma, foram muitos acontecimentos, vindas e idas de pessoas que fizeram parte por um período no projeto (agradeço imensamente à todas elas), mas me mantive e me mantenho firme e forte, reconhecendo e agradecendo a cada instante o presente que é ter como missão de vida fazer parte dessa egrégora. Venho trabalhando com bastante, amor, carinho e respeito por tudo e todos que aqui chegam, sabendo que foi a natureza que nos uniu e que direciona nossos movimentos. Recebi esse chamado, parei e escutei a voz do meu coração me conectando com os meu valores, virtudes e desejos, verificando e reconhecendo que estão alinhados com os pilares e fundamentos da Plataforma. Se conecte também e ouça a voz do seu coração, manifestando o seu desejo interior, eu reconheço e vejo a luz em você e tenho certeza que você que está lendo um pouco da minha história tem a total força de manifestar na terra a sua missão na sua total potencialidade.
Desenvolva-se você também. Compartilhe o seu melhor com o mundo.
Com tudo isso venho estudando e me desenvolvendo como ser humano utilizando as terapias e ferramentas que compartilhamos aqui com vocês na Plataforma Sophia, além de participar de experiências presenciais que promovam o bem-estar, o autoconhecimento e a espiritualidade.
Acredito que estamos aqui na terra por um propósito que vai além do que realizamos profissionalmente, temos a missão de nos desenvolvermos como seres humanos, resgatar a nossa sophia (sabedoria) e sermos felizes, o movimento sempre é de dentro pra fora, se eu quero paz no mundo, preciso estar em paz comigo, com minhas emoções, se eu quero um mundo mais feliz, eu preciso primeiramente viver essa felicidade para assim compartilha-lá com o mundo. Acredito que se dermos um passo de cada vez com consciência daquilo que estamos fazendo, podemos contribuir para um mundo pacífico, amoroso, alegre e gentil. O momento é esse! Desenvolvermos nossas habilidades socioemocionais. Ter compaixão, respeito e carinho por todos.
O que há é muito trabalho a ser feito, e o momento é agora.
Você percebe que na Roda da Nossa Vida, existe muito trabalho a ser feito? Como está o seu lado profissional? Pessoal? E sua contribuição para a sociedade? São essas perguntas que faço para mim todos os dias, fazendo uma verificação interna daquilo que precisa mais atenção em determinado momento, sem me esquecer das outras e lapidando o meu Ser para que eu possa expressar o meu melhor para o mundo. Visto isso, você percebe que não há espaço para julgamentos, para cuidar da vida alheia, para apontamentos e críticas destrutivas, o que há é muito que se trabalhar, internamente, chamamos isso de reforma íntima, ressignifcar nossas dores, traumas, harmonizando essas informações que estão incoerentes ao amor, pois tudo pertence ao amor. Acredito sim que somos, todos UM, levo esse mantra pra minha vida, não me coloco separado de você, afinal a separação já nos levou a muitos lugares não tão agradáveis assim, mas sei que isso também faz parte de um processo, o próprio processo de evolução do planeta terra, honro tudo que foi vivido pelos nossos antepassados (aqueles que vieram antes de nós, nossos ancestrais), e a melhor forma de honrar tudo que eles viveram é vivendo com alegria e amor no coração.
Nascemos para sermos felizes e plenos. Acredite é possível!
Acredito que todos os seres possam ser felizes e plenos, acredito na minha pureza e na sua também. Acredito que possamos viver uma era mais colorida, leve e em harmonia com a natureza e todos os seres vivos. Sou pisciano, pai, filho, toco violão, já toquei melhor…rsrs, tento cantar, adoro práticas espirituais, seja participar de um ritual, meditar, acender um incenso e ler a sutra, vivo meio no “mundo da lua” às vezes…rsrsrs, sou brincante, tecnológico, mas adoro um mato, natureza, já morei num sítio também, e olha que experiência viu, sou companheiro, parceiro, aprendiz, professor, erro, aprendo, corrijo, erro de novo, aprendo um pouco mais rápido e assim vou caminhando nessa loucura linda que é a vida, pura arte, magia e mistério. E os boletos? Sim eles existem…rsrs mas precisamos enxergar além e ver que o nosso sorriso, o nosso bom dia, a nossa gratidão, a nossa compaixão, o nosso amor e senso de pertencimento é que fazem nossa alma vibrar, nosso espírito deslizar. Desejo vida, longa vida, desejo que você sonhe, grite, pule, sorria, dance, dance bastante, ouça seu coração, desfrute dos bons momentos, aprenda com os momentos desafiadores, deguste da vida e das relações.
Deixo aqui minha imensa gratidão e amor à todas as pessoas que cruzaram meu caminho, a cada olhar, a cada troca, cada conversa, cada experiência partilhada, vocês foram moldando a pessoa que sou hoje, agradeço também à você que se dispôs a ler esse breve relato das minhas experiências, acredito que quando compartilhamos nossas dores com os outros elas diminuem e quando compartilhamos nossas alegrias elas se multiplicam, é a mágica da vida.
Com gratidão, amor, carinho e respeito.